quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O LAMENTO DE UMA MÃE

Um dia ouvi uma história mais ou menos assim: " Sabe irmã, venho de uma família pobre e
complicada. Mesmo sendo criada no evangelho, conhecendo a Palavra, sabendo todas as divisões da Bíblia, etc... estive por muito tempo, quase toda minha vida numa Igreja tradicionalíssima, onde até bater palmas ofendia os ouvidos de Deus.
Me lembro de ouvir do púlpito muitas vezes: " Por...que nosso Deus não é um DEUS de confusão". Entre tantas regras de usos e costumes, me tornei uma "crente" apenas habituada com o meio evangélico. Isso não me impediu de abrir em minha vida uma brecha tão grande que o diabo entrou e levou ajudantes. Sabendo que eu servia mais ao diabo do que a Deus, ainda assim Ele teve misericordia de mim e me deu a graça de me tornar mãe...(lágrimas estão rolando no rosto da mulher)...tive uma linda menina... na forma daqueles bebes que todas as mãe sonham ter um dia: rostinho meigo, pés e mãozinhas perfeitos, perninhas bem torneadas, pele clara, num tom roseado. Me lembro que ouvia sempre alguém dizer: " Põe essa menina no berço, ela fica mal acostumada no colo"! Eu não ouvia tais conselhos, sempre achava que dentro de poucos meses, ela começaria a andar e aí então eu não a tomaria mais nos braços, porque sua primeira liberdade, a de andar estava chegando. Foi tão rápido....os anos se passaram, a menina linda passou a sofrer coisas que não deveria sofrer e eu como mãe que estava experimentando a terrível situação de ter que protegê-la, poupá-la, ampará-la...fui adotando uma postura de auto-defesa, que naqueles momentos, anos, se tornaram para mim o procedimento certo, dentro de ações condenadas pela sociedade e principalmente por DEUS. Ninguém me ensinou a enganar os outros, mentir...mentir e mentir, mas na minha cabeça de mãe-torta, para proteger um filho vale tudo.
Hoje, faço uma leitura do meu passado, de forma absolutamente tranquila, porque posso dizer sem reservas que sou hoje, UMA PESSOA RESOLVIDA COM O SENHOR JESUS. 
Sei que as consequencias de tantos erros ainda são refletidas quase que no dia-a-dia. Quando penso que o mar está calmo, aparecem grandes ondas tentando me encobrir, e muitas vezes em forma de tsunami, tentando me destruir por completo. 
Eu dei motivos para minha filha, (que tanto pensei em estar protegendo,) hoje me odiar, e como já declarou tantas vezes, em viva voz, por escrito ou simplesmente me dando sustos, ou com brincadeiras violentas de bate aqui, empurra pra lá.etc.. que tem prazer em me atacar, que sou culpada por todas as mazelas pelas quais tem passado, etc...  .
O fato é que, o que resta de lamento é que envelheci e quando penso nesta palavra tão pequena, tão forte, tão grandiosa que é: MÃE, o que sinto dentro de mim é um buraco, onde tento encontrar alguns direitos que por certo os perdi, tais como: Chorar, esboçar qualquer sinal de dor, saudade, alegria. etc.."
Mas o que aconteceu com a Senhora ?  pergunto sem entender aquele desabafo. Ela continua me contando...
"Hoje, minha filha é praticamente uma desconhecida para mim. À medida que ela me agride (verbalmente) ela tem um certo prazer em fazer algumas confissões que me deixam noites e noites dormindo mal, acordando em sobressalto, sempre com aquela sensação de medo...muito medo e não me pergunte, eu não saberia dizer do  que eu tenho tanto medo ! 
Entretanto, tento me levantar sempre com animo para mais um dia. Minha reflexão é sempre a mesma: Com a pessoa que mais amo ou que amava (amor de mãe pode acabar e virar um sentimento parecido com obrigações de mãe ?) não posso dizer nada, compartilhar nada...mesmo eu tendo dado provas de muita mudança em minha vida, mesmo ela sendo testemunha ocular dos milagres que Deus fez em nossas vidas, mesmo assim, ela gosta, tem prazer, desculpe a minha maneira de falar, mas quando ela vomita coisas do passado, embrulha o estômago de qualquer pessoa e comigo não é diferente. Acho que é por isso que estou experimentando este ciclo da minha vida que eu chamaria de lamento materno, porque saber, ter convicção de que o Senhor Jesus Cristo me perdoou, me limpou, regenerou minha vida e continuar ouvindo da única pessoa que faz parte de sua vida, coisas do tipo: Não adianta, eu não consigo te amar, eu continuo desconfiando de você, você não tem moral pra isso e aquilo , etc...Se sou assim ou assado, se gosto disto ou daquilo, a culpa é sua, aprendi com você ! Aí eu reflito mais uma vez e digo diretamente para o Senhor: Como posso ajudar uma cabeça tão complicada assim ? Com a mesma boca que fala linguas estranhas e declara glorificação ao Senhor, esta mesma boca amaldiçoa a própria mãe!. Eu sei que no fundo ela sabe que ela se transformará em coisa ruim, se ela quiser... porque o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado. Foi assim que mergulhada neste lamento profundo, até porque em muitas vezes, deixo aflorar aqueles costumes tolos de toda mãe, e um simples cuidado destes pode gerar uma grande confusão. Este policiamento em minha vida 24 horas por dia, está mudando meu comportamento. Se estamos num lugar público, ela não tem nenhum constrangimento em me humilhar na frente seja lá de quem for, mas quando eu chamo a atenção num simples lance de trânsito, vira uma tragédia...enfim...Mesmo tendo resolvido falar somente com Deus sobre ela, nunca imaginei que na minha velhice eu tivesse um desfecho destes. Penso que se eu depender de alguém para me socorrer na hora extrema, com quem menos eu vou contar é exatamente com ela. Tenho ouvido quase que diariamente: que a carga é pesada que não aguenta pagar isso e aquilo...Os anos se passaram, mas ela faz questão de viver debaixo das piores lembranças. O meu lamento mais profundo não é por me sentir culpada por isto ou aquilo...De tudo o Senhor me perdoou e já pedi inúmeras vezes perdão a ela, e até ao pai dela que não honrou a posição de pai desde a separação. Por mais crentes que nos tornemos, necessitamos da atenção e cuidado permanente de alguém. Ela sabe que mesmo sendo uma relação de mãe-filha debaixo de tanto conflito, ela poderá contar comigo em qualquer circunstância, mesmo estando a milhares e milhares de km de distância. Isto é amor de Mulher-mãe ou de mãe-mulher ? " 
Vi esta mulher com lágrimas ao me narrar tudo isso, percebi no fundos dos seus olhos, uma dor indescritível, quase brotando de olho a fora. Fiquei imaginando o tamanho da dor que encobre seu coração, mas só recomendei que lesse e observasse bem o que diz Apocalipse, cap. 22 do vers. 6 a 21 e prosseguisse firme em agradar ao Deus todo poderoso.Disse-lhe: "a salvação é individual, se a sua filha obedecer e andar nos caminhos do Senhor, será salva  e isto não depende de ninguém.Só depende de nós mesmos! Jesus quando salva faz a obra completa. O Senhor vai trabalhar na vida dela independente de você querer ou não, assim como tem trabalhado na sua, independente dela querer ou não...Se a vitoria final não for aqui na terra, permanecendo firmes, as duas terão vitorias no céu com Jesus !


quarta-feira, 15 de junho de 2011

APRENDÍ COM OS ANIMAIS.

Em Orlando , uma cidade do sul da Flórida (USA)  abriga os quatro maiores Parques temáticos  do mundo; a famosa e conhecida Disneylândia. Um dos quatro grandes Parques é o Animal Kingdon. Observando cada animal por onde pássavamos , pude aprender algumas coisas com eles:
A Biblia Sagrada menciona em diversas passagens comparações entre o ser humano e alguns animais.
Foi, me baseando nisso que comecei a ver os animais daquele Parque sob outra perspectiva.
Em cada um fui vendo certos tipos de crentes que atuam e fazem parte de qualquer comunidade evangélica, porém com características no mínimo esquisitas. Prepare-se,  a lista é longa:
CRENTES PARECIDOS COM CAMELOS.
 A Biologia nos ensina que um camelo, pode ficar até 15 dias sem tomar água. Tem muitos crentes que a cada 15 ou mais dias aparecem na Igreja, toma um copo de água espiritual e logo desaparecem.
CRENTES AVESTRUZES:
Avestruz come qualquer coisa, avestruz engole  desde as porcas até os parafusos, de queijo ao sabonete, vidros, lamas, pedras, comida boa, comida estragada. Existe até um adágio popular quando queremos nos referir aos comilões: " fulano tem estômago de avestruz". Os crentes avestruzes são aqueles que engolem qualquer vento de doutrina sem o menor discernimento. Onde tem um barulho maior que o da sua Igreja alí está ele, pronto para comer aquele "show" de fé, milagres, revelações,  etc...sem verificar os fundamentos bíblicos.
CRENTES CAMALEÕES:
O Camaleão muda de cor, segundo o lugar onde ele se encontra. Os crentes camaleões são assim. Dentro da Igreja, nas reuniões onde estejam os irmãos da Igreja, são todos uns santinhos, mas fora da Igreja, uns verdadeiros diabinhos. Tudo pode... nada é pecado !
CRENTES CARANGUEIJO: O carangueijo anda para trás. Muitos crentes são iguaizinhos. Não crescem na vida espiritual e são cada vez mais piores crentes, ou seja....só andam para trás.
CRENTES URUBUS:
O urubu pode voar sobre o mais belo jardim, cheio das mais deslumbrantes flores. Estejam certos que eles não estão à procura de flores, mas de alguma podridão dento do Jardim. Um animal morto, uma carniça. Qualquer coisa morta e que esteja apodrecendo. O crente urubú, é incapaz de enxergar as virtudes , o perfume de cada irmão. Ele só tem olhos, para criticar, achar defeitos, e quando sabe de alguém que fraquejou, aí sim ele age como um verdadeiro urubu, procurando por sujeira para lhe satisfazer.
CRENTE PAPAGAIO.
O papagaio é o único animal que se assemelha com o homem, na questão da fala. Entretanto, Ele é capaz de soltar sons semelhantes à Voz humana, mas somente depois de ouvir algo muito próximo ao seu ouvido. Ele é apenas um repetidor do que ouve. O crente papagaio é incapaz de ler, estudar a sua Biblia, orar diariamente, porque na mioria das vezes o crente papagaio repete até uma oração que já ouviu. Sair repetindo mensagens é o que mais se vê nos dias de hoje.
CRENTE TARTARUGA
Todos sabem e conhecem a lentidão de uma tartaruga. O crente tartaruga, chega sempre atrasado. Faz questão de estar sempre nos últimos bancos. Sua lentidão é também para louvar, ouvir e captar a mensagem, enfim...Se dependesse dos crentes tartarugas, o evangelho estaria muitos anos atrasado, provavelmente não teria chegado até nós.
CRENTE MULA
A mula é um animal que dependendo do estado de humor dele e do dono que esteja montado, ela trava as pernas e não sai do lugar, ouseja: empaca .
Asssim são alguns crentes, com relação à ordem exlesiástica da Igreja. Se entenderam de tal maneira uma doutrina que vem sendo seguida há trezendo anos ou simplesmente dão uma opinião e se recusam a ouvir os outros, é semelhante à mula que se cantasse diria: Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira !


By
Ayculana

terça-feira, 14 de junho de 2011

FOLHA EM BRANCO

Certo dia eu estava aplicando uma prova. Os alunos em silêncio tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade. Eram todos homens adultos, candidatos ao posto de guarda municpal e sabiam que se não atingissem um certo número de pontos em todos os cursos que estavam fazendo, inclusive esse meu que era Educação Ambiental, poderiam estar fora do concurso público municipal.
 De repente um dos alunos, um moço jovem e muito simpático levantou o braço e disse: "Professora, você pode me dar mais uma folha em branco ?" Levei a folha e lhe perguntei porque queria mais uma folha em branco. Ele respondeu: " Eu tentei responder as questões, mas fui me lembrando de mais detalhes e fui rabiscando até que não conseguí mais entender o que estava respondendo. Eu estou realmente com muitos rabiscos." Me lembro que naquela época, aquela atitude do aluno causou-me simpatia.
Hoje, vendo um album de fotos, com aquela turma, fiquei me lembrando daquele epísódio simples e corriqueiro numa sala de aulas. Comecei a pensar,  quantas pessoas receberam uma folha em branco, que foi a vida que DEUS nos deu até agora e só temos feito rabiscos. Tentativas frustradas e uma confusão danada. Acho que agora seria um bom momento para pedir a Deus uma folha em branco, uma nova oportunidade para consertar tudo que está confuso.
Assim como tirar uma boa nota depende somente da atenção e do esforço do aluno, uma vida cristã dedicada ao Senhor, depende da atenção que damos aos ensinamentos do Mestre dos Mestres: Jesus Cristo. Levante sua mão também e peça à DEUS uma folha em branco. Passe sua vida a limpo. Não se preocupe em tirar 10 ou ser o melhor, mas em buscar e seguir a direção do Mestre. Ele deseja ajudá-lo (a). Só depende de você, levantar a mão e clamar pela presença de Deus em sua vida. ELE não somente lhe dará uma folha em branco, mas também limpará as folhas sujas, borradas e amassadas da sua vida com o alvejante precioso do seu sangue derramado na cruz. Comece hoje mesmo pedindo ao Senhor que tome em suas mãos a sua vida e a limpe completamente. Deus te abençõe hoje e....sempre !!!

By
Ayculana



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Coisas que não engulo.

Jesus está às portas ! Como crentes no Senhor Jesus, nossa grande preocupação é a saude espiritual de nossas Igrejas. O evangelho está sendo esculhambado de tudo quanto é jeito. Se vamos ao culto dominical, percebemos a falta de interesse pelas coisas de Deus. São consigo mais visualizar a Igreja do futuro. As criançcas não tem respeito por nada relacionadas à Igreja. Entram na primeira sala que esteja aberta e como verdadeirtos gafanhotos vão destruindo o que acham colorido e interessante. Os adolescentes, qualquer festa "gospel" mas que tenha cervejinha, batidinhas, muita menina vestidas de maneiras provocante, é sempre melhor do que levantar cedo e ir para EBD. O pior é que os pais concordam e muitos acham até bonito. Estamos no mundo moderno (dizem os mais afins.....) Jesus o que está acontecendo ? Onde vai parar tudo isso ? Líderes o que fazer ? No antigo e novo Testamento Deus sempre orientou seu povo com disciplinas aplicadas pelos sacerdotes, pelos profetas, agora deveria ser pelos pastores... mas a maneira de se conduzir uma Igreja, um rebanho tem novos moldes. Quando neste rebanho tem um pequeníssimo grupo comprometido com as coisas do Senhor, são perseguidos, achicalhados, são chamados de ultrapassados etc.Não muito tempo atrás, um culto de domingo noturno, o ítem principal era sempre a mensagem. Mensagem evangelística, os crentes já membros tinham prazer de trazer seus visitantes porque antecipadamente sabiam que iam ouvir uma mensagem de salvação. Hoje, o culto é ocupado por cantorias diversas que muitos chamam de louvor. Louvor a quem ?  Deus quer que o louvemos 24 horas por dia com o nosso coração com o nosso pensamento, com as nossas atitudes. Momento que deveria ser de comunhão com canticos de adoração, que poderia ser feito não mais do que em cinco minutos, está dando lugar a dirigentes sem vida nenhuma, numa apresentação patética onde só faltam implorar à "Igreja que cante". O povo não esboça nenhuma reação, sabe qual o segredo ? Deus não está neste negocio !
Hoje tenho medo de convidar um não crente para assistir um culto e chegar aqui e ver uma tal adoração de danças, onde dançarinas interpretam uma música com gestos insinuantes, pernas excessivamente abertas, rodopietas, como fazem os possúidos por espíritos malignos, corpo delineado, etc.... Já ví muitos obreiros, visivelmente "sem graça" ao se verem obrigados a assistir estes espetáculos que as Igrejas "pentencostais" nos ofererecem.  Por essas e outras, só me resta dizer: "Maranata, ora vem Senhor Jesus".
by
Ayculana